Ir para a página inicial
EUIPO
Proteger as suas marcas e desenhos e modelos na União Europeia

Proteja a sua propriedade intelectual na União Europeia

Menu

Ilustração IPScan: lâmpadas

 

Pré-diagnóstico de PI (IP Scan)

Identifique a sua propriedade intelectual e aprenda a incorporar uma estratégia de PI nos planos de negócios da sua empresa.

Proteger a propriedade intelectual (PI) é a única forma legal de impedir que as suas ideias e produtos ou serviços únicos sejam copiados ou utilizados sem autorização.

Um IP Scan coloca-o em contacto direto com um perito em PI designado por um instituto nacional de PI que trabalhará consigo para rever o seu modelo de negócio, produtos/serviços e planos de crescimento.

Em colaboração, irá descobrir quais os ativos intangíveis a proteger e de que forma a PI pode ajudar a apoiar o crescimento do negócio. O IP Scan não é um serviço jurídico, destina-se a ajudar a orientar o seu negócio relativamente à forma de registar e capitalizar a sua PI, agora e no futuro.

O IP Scan é oferecido nos países membros da UE indicados abaixo.

«Foi muito bom e relevante para nós. Poupou‑me tempo, recebi ajuda especializada e agora temos as nossas marcas registadas, o que aumenta o valor do nosso negócio.»

- Laura Andelin, ONIT Sport (Finlândia)

Princípios básicos do IP Scan

Um IP Scan pode estabelecer a base estratégica da sua empresa em matéria de propriedade intelectual.

A propriedade intelectual protegida abrange vários ativos registáveis ou não registáveis, incluindo marcas, desenhos ou modelos e patentes. Os ativos intangíveis registados não oferecem apenas proteção legal. Também lhe conferem exclusividade e uma vantagem competitiva no mercado.

A PI de elevado valor pode ser utilizada para estabelecer novas fontes de rendimento, como a concessão de licenças, vendas ou acordos de marca comercial. Quando se trata de obter financiamento, a PI registada é considerada indicativa de que uma empresa é forte e saudável.

  • Reveja o seu modelo de negócio com um especialista em PI
  • Saiba quais são realmente os ativos de PI da sua empresa e como registá-los e geri-los
  • Identifique formas de proteger a sua PI e o que fazer se alguém violar os seus direitos
  • Descubra como prevenir conflitos de PI com concorrentes ou potenciais parceiros
  • Conceba uma estratégia clara de PI para a sua empresa - o que registar, onde registar e como explorar a sua PI através de licenciamento, parcerias, internacionalização, etc..

A sua empresa pode ter um ou vários ativos intangíveis à sua disposição e não o saber:

  1. O essencial: O nome da sua empresa e o seu nome de domínio em linha
  2. PI registada: marcas comerciais, patentes, desenhos ou modelos, modelos de utilidade, direitos de autor, variedades vegetais ou indicações geográficas
  3. PI não registável: segredos comerciais e desenhos ou modelos não registados
 

O Processo de IP Scan

Um IP Scan é abrangente e colaborativo. Através da ajuda de peritos em PI, examinará todos os aspetos da PI da sua empresa.

Todos os ativos intangíveis que a sua empresa possa deter são avaliados durante um IP Scan, razão pela qual é tão importante garantir que o perito em PI que o ajude dispõe de todas as informações pertinentes. O processo requer um compromisso de tempo da parte da sua empresa para recolher as informações necessárias, passar pelo processo de entrevista e colaborar com o perito em PI. Um IP Scan está dividido em três fases:

1. Preparação
A fase de preparação, em que a empresa precisa de preencher um breve questionário de autoavaliação. Esta questão é revista pelo perito em PI, a fim de compreender a relação da empresa com a propriedade intelectual.
2. Análise
A fase de análise, em que o perito em PI realiza entrevistas para explorar o seu modelo de negócio, avalia a sua PI e identifica a estratégia de PI mais adequada para a sua empresa.
3. Relatório
A fase de relatório, em que o perito em PI apresenta as conclusões da análise e formula recomendações sobre a forma de integrar uma estratégia de PI no plano de negócios da empresa.

Relatório de IP Scan

O relatório do perito em PI contém as conclusões gerais da primeira e segunda fases e abrange cinco temas principais:

Modelo de negócio e estratégia empresarial das PME

Identificação e análise de ativos de PI existentes e relevantes

Utilização de pesquisas de PI

Gestão e estratégia de PI: como melhor gerir os seus ativos de PI

Resumo e recomendações estratégicas

O IP Scan é abrangido pelo Fundo PME

Obtenha o reembolso de 90 % dos custos do IP Scan através da subvenção do Fundo PME.

Está disponível ajuda financeira

O Fundo PME é um regime de subvenções concebido para ajudar as pequenas e médias empresas (PME) da União Europeia (UE) a suportar os custos de registo da PI. As PME que realizam um IP Scan podem obter o reembolso de 90 % do custo do serviço, obtendo, em primeiro lugar, uma subvenção do Fundo PME junto do EUIPO.

Uma oportunidade exclusiva para as PME da UE

Para solicitar uma subvenção, a sua empresa tem de ser uma PME estabelecida na União Europeia. Deverá rever a definição oficial de PME da UE para garantir que a sua empresa é elegível.

 

O processo de candidatura ao Fundo PME não requer muitos formulários ou burocracia. Basta dispor de algumas informações básicas, como o certificado de IVA da empresa e os dados da conta bancária.

A primeira etapa consiste em candidatar-se ao Fundo PME e obter a aprovação para uma subvenção. É necessário pouco tempo para se candidatar e apenas alguns dias para receber notícias.

Para mais informações, consulte a página inicial do Fundo PME e selecione o seu país para mais informações. Ao entrar na página, poderá também consultar as perguntas frequentes ou contactar-nos através do chat em linha. Pode também contactar o instituto nacional de PI do seu país nas ligações acima.

 

Última atualização da página 06-06-2022
No nosso sítio Web, utilizamos cookies para suporte de preferências técnicas que melhoram a sua experiência de utilizador. Utilizamos igualmente estatísticas de visualização. Clique para Informações adicionais: