Procedimento de registo
Ser titular de um desenho ou modelo registado fornece, a si e aos seus concorrentes, uma indicação clara do que foi criado e de quando o foi. O direito é renovável até 25 anos e pode tornar-se um bem emblemático da sua empresa. O seu desenho ou modelo é a sua assinatura de PI.
Um bom desenho ou modelo adiciona valor. Os desenhos ou modelos comunitários registados tornam isso possível.
O formulário de pedido inclui três informações cruciais
- Titularidade - qualquer pessoa singular ou coletiva pode ser titular de um DMCR. Os seus dados são tornados públicos e devem ser mantidos atualizados de forma a que não haja dúvidas sobre a titularidade do desenho ou modelo
- O que pode ser um desenho ou modelo comunitário registado - este deve ser uma representação clara
- O desenho ou o modelo e os seu(s) produtos(s) - devem ser descritos com clareza, de preferência fazendo uso da terminologia da «classificação de produtos de Locarno» acordada internacionalmente. Se não for possível encontrar a indicação do produto na classificação de Locarno, o examinador pode solicitar a especificação da natureza, bem como a finalidade do produto designado e a alteração da indicação do produto
Apresente um pedido de desenho ou modelo comunitário em linha a partir de 350 EUR
Registar o seu desenho ou modelo
Rápido e fácil
Note que, além do mais, o processamento de pedidos enviados por fax pode demorar mais um mês. Isto porque aguardamos durante um mês (a partir da data de receção da transmissão de fax) por uma cópia de confirmação para dar continuidade ao processamento do pedido. Depois deste período, podemos prosseguir com o exame com base nos documentos do processo.
Pode beneficiar das nossas taxas mais baixas se depositar diversos desenhos ou modelos num pedido para o mesmo tipo, ou semelhante, de produtos.