Alterações institucionais
A reforma do Regulamento visa simplificar procedimentos e melhorar a certeza jurídica, bem como definir claramente todas as tarefas do Instituto, incluindo o quadro para a cooperação e convergência de práticas entre o Instituto e os institutos de propriedade intelectual nacionais e regionais da UE.
Mudança de nome


Antes de 23 de março
Após 23 de março
Adaptação ao Tratado de Lisboa: novas designações
A terminologia do Regulamento está adaptada ao Tratado de Lisboa, sendo todas as referências à Comunidade substituídas por referências à União Europeia ou, nalguns casos, à União. Isto significa, em particular, que o termo «marca comunitária» será agora substituído por «marca da União Europeia». As marcas comunitárias e os pedidos de marcas comunitárias existentes transformaram-se automaticamente em marcas da União Europeia e pedidos de marca da União Europeia na data de entrada em vigor do Regulamento de alteração, passando o Regulamento sobre a marca comunitária a chamar-se Regulamento sobre a marca da União Europeia.
Atividades de cooperação
O Regulamento de alteração introduz um quadro jurídico consistente para a atual cooperação entre o Instituto e os institutos dos Estados-Membros. Outro aspeto importante do novo quadro é o facto de prever a consulta dos representantes dos utilizadores em questões relacionafdas com projetos de cooperação, em particular nas fases de definição dos projetos e avaliação dos seus resultados.
Áreas de cooperação
O Regulamento de alteração inclui uma lista não exaustiva de áreas de atividade abrangidas pela cooperação entre o Instituto e os institutos dos Estados-Membros, onde se incluem:
- a adoção de normas e práticas comuns;
- a criação de bases de dados e portais comuns;
- a partilha de dados e informações, bem como o intercâmbio de conhecimentos técnicos e de assistência;
- a sensibilização para o sistema de marcas e para o combate à contrafação.
Outras alterações institucionais incluem:
- o Presidente do IHMI passa a designar-se Diretor-executivo do EUIPO, e o Conselho de Administração mantém a designação de Conselho de Administração;
- um representante do Parlamento Europeu no Conselho de Administração e no Comité Orçamental, pela primeira vez.